A Grande Empresa AMERICANÓPOLIS! – A Origem

Depois de descobrir as origens do bairro Vila Clara, contando um pouco da história do Sr. Vicente Fúlfaro, vamos para o bairro vizinho, o bairro de Americanópolis é gigante, vizinho do Jabaquara, atravessa nele as avenidas Engenheiro Armando Arruda Pereira, Cupecê e a Yervant, um bairro muito populoso e querido pelos moradores!

Americanópolis em 1958

A sua histórica é bem longa, pesquisamos o possível para encontrar sua história através de referências bibliográficas e jornais antigos, então até pode ser que esse post será atualizado constantemente pois ainda não concluímos uma total pesquisa sobre este bairro!

Todos os bairros já tiveram seus loteadores, no Jardim Miriam tínhamos Vitor Elias Nigre, na Vila Clara o Sr. Fúlfaro, então para iniciarmos o nosso assunto vamos falar sobre Dr. Affonso de Oliveira Santos!

O Dono da Parada Toda!

Dr. Affonso de Oliveira Santos nasceu no dia 17 de fevereiro de 1872, não conseguimos saber a data de seu falecimento, mas há indícios que foram nos anos 40 ou 50.
Antes de se tornar um grande comerciante, foi um dos diretores de ‘A Independência’, uma sociedade/empresa de empréstimos/seguros na época, onde seus mutuários pagavam quantias mensais e participavam de grandes sorteios de bonificações, casas e lotes.

O escritório de A Independência, que na época se localizava na R. Libero Badaró – Número 11 no Centro de São Paulo, que no futuro será também a sede da ‘Grande Empresa Americanópolis’.

Funcionários da empresa ‘A Independência’ na época, quem será o Dr. Affonso? rs

A Origem do nome ‘Americanópolis’

A partir dos anos de 1921, Dr. Affonso iniciou sua empresa com o nome de ‘Grande Empresa Americanópolis’, o nome ‘Americano-polis’ é uma homenagem ao rápido desenvolvimento dos países da America do Norte, ‘Polis’ vem do Grego, significado de grandes cidades, inclusive tem em diversas cidades como ‘Anápolis’.

Funcionários da Grande Empresa Americanópolis reunidos.

A planta de Americanópolis e o Início das vendas!

A fundação da ‘Grande Empresa Americanópolis’ foi no dia 15 de fevereiro de 1921, e no dia 15 de novembro de 1921 publicaram nos jornais a primeira planta do bairro que estava se formando na época, que levava o nome da empresa!

Planta do bairro Americanópolis, lançada no jornal em 1921.

A inauguração do Bairro e o TIME

O bairro foi ‘inaugurado’ em 15 de Novembro de 1923, antes disso já estava sendo realizada a venda de terrenos na região a todo vapor, no dia da inauguração ocorreu diversos acontecimentos, entre eles uma corrida a pé, promovido pelo jornal de esportes na época chamado ‘Estampa Esportiva’, que tem até uma rua com esse nome na região!

Anúncio no Jornal sobre a inauguração do bairro!

A corrida ocorreu as 8 horas da manhã, com mais de 51 corredores representando 7 equipes, entre as equipes:
Club Esperia, C.R. Tietê, A. E. Commércio, Athletica de Caçapava, E. C. Americano (Um dos fundadores deste Clube, fundou o time Santos Futebol Clube), Club A. Estados Unidos, entre outros.
A corrida teve o seguinte resultado:
Em 1º lugar chegou Alfredo Gomes, do Club Esperia, em 2º lugar Emillio Coli e Gigilo Crevatim em 3º lugar.
No 4º e 5º lugar chegaram Paulo Gomes da Silva e Romeu Todaro do Clube Regatas Tietê.
O prêmio para o primeiro lugar foi uma medalha de ouro, aos outros foram entregues: Um relógio de ouro, uma estátua de bronze, um relógio de prata e um relógio nickel.
Aos demais foram entregues medalhas de bronze.

Algumas casas vendidas em Americanópolis.

E ‘Americanópolis’ era um time também patrocinado por Dr. Affonso, no dia da inauguração do bairro o time (que foi inaugurado em data desconhecida, mas entre os anos 1921 á 1923) contava como jogadores os próprios funcionários da Grande Empresa Americanópolis, jogaram contra o clube ‘União Cordeiro FC’, representando o bairro Vila Cordeiro, bairro localizado aos redores da Berrini, o jogo ocorreu no Jardim das Acácias, outro local que Dr. Affonso vendia terrenos.

Para evitar pessoas que vendessem terrenos ilegalmente em São Paulo, foram colocados muitos anúncios deixando bem claro que o Dr. Affonso comandava a parada toda.

Parque das Estrellas

Junto com as vendas de Americanópolis, Dr. Affonso também mantinha seus negócios no Rio de Janeiro, iniciando as vendas do Parque das Estrellas, atual bairro Parque Estrela, próximo a Petrópolis.
Em São Paulo, tinha em diversos bairros, entre eles Paraisópolis, onde tem uma rua que leva seu nome!
O bairro Jardim das Acácias, bairro próximo do Brooklin também teve seu lote administrado por Dr. Affonso.

Anúncio de Jornal

No mesmo esquema de Marketing do bairro Americanópolis, o Parque das Estrellas estampou por muito tempo nos jornais dos anos 20, com boa propaganda sobre o sucesso de vendas.
No mesmo esquema que o Jardim Miriam com o Vitor Elias Nigre, quem adquiria um terreno no Parque das Estrellas ganhava material de graça para a construção.

Em 1928, o Clube de Escoteiros do Botafogo fez um acampamento na região do Parque das Estrellas, onde tudo foi financiado pelo Dr. Affonso.

O Fim da Empresa

Nossas pesquisas não encontraram algum registro sobre o fim da Grande Empresa Americanópolis e muito menos sobre a morte de Dr. Affonso de Oliveira Santos, o que se sabe é que a partir dos anos 1947 pra cima não houve mais propagandas de Terrenos da Empresa, o que foi muito constante entre os anos 1920 á 1945, dentre eles os recados que o próprio Dr. Affonso dava nos jornais.
A partir dos anos 50, outras pessoas já estavam começando a revender e vender terrenos de Americanópolis, no caso do anúncio abaixo publicado em 1955, uma pessoa queria até trocar um terreno por televisão.

Dr Affonso Grileiro?

Como ninguém é santo: em um artigo publicado em um jornal de Sem Terra, acusa o Dr. Affonso de Oliveira Santos de ser grileiro, confira abaixo:

Este post é colaborativo, você pode nos enviar informações que alimentam o conteúdo deste post, nos envie por Whatsapp ou Instagram!