A corrida de motos na Vila Clara em 1927

Uma noção que muita gente não tinha, é de que o bairro Vila Clara já tinha seu nome definido desde os anos 20, falamos já sobre o seu primeiro dono, o Sr. Fúlfaro, pode dar uma conferida no nosso post pois nesse aqui ele também tem uma fundamental participação!

No dia 15 de maio de 1927 (domingo) ocorreu uma corrida de motos na Vila Clara, com uma grande organização que iremos detalhar tudo aqui neste post.

Vila clara em 1959.

A organização

Quem organizou a ‘Excursão’ ao local é a Paulista Moto Clube, movimento de motociclistas na época que faziam competições em diversos locais de São Paulo, sua sede era na 25 de Março, número 5.

O dia da Corrida!

Pelas 8 horas da manhã marcou-se o encontro com os participantes, houve a presença de muitas motocicletas, com potências de 175CC á 1200CC (Falaremos de algumas mais abaixo) em frente a catedral da Sé, onde em comboio seguiram-se para a Vila Clara.

No caminho, uma motocicleta ficou á frente para levar os participantes ao local, e outra ficou atrás para que ninguém se perdesse no meio do caminho!

Chegando no local, através de estradas cheias de buracos e poeira, os motociclistas armaram uma grande tenda para juízes, senhoras e crianças, que em grande número estavam presentes no local fazendo ‘pique-niques’.
Definiram-se a numeração dos participantes através de um sorteio.

Provas
No local houve diversas provas/competições, dentre elas algumas novidades no Motociclismo:
Prova de Aceleração/Freiagem – Em longa e curta distância.
Provas de velocidade.
Prova de Marcha mais vagarosa.
Prova de obstáculos e rampa.
Tudo isso com a competição organizada entre pilotos experientes e amadores!

A primeira prova que deu inicio ao evento foi a Prova de rampa, disputada em um percurso muito árduo, pois os pilotos tinham de subir em curva e aclives fortes, em uma estrada muito apertada.

Na categoria de estreantes venceu ‘Bento Bicudo’, em uma ‘BSA’ de 350CC, fazendo o percurso em 42 segundos.

Modelo BSA de 350CC.

Em segundo lugar ficou Eberhart Hitzemann, realizando em 43 segundos, em uma ‘NSU’ de 500CC.

Modelo NSU de 1927.

Em terceiro lugar, ficou José Diamantino Soares junto com Armando Vasconcellos, realizando a prova em 50 segundos. José com uma ‘BSA’ de 1000CC e Armando com ‘BSA’ de 350CC.

Na categoria de até 500CC ganhou Manoel Cueva, já conhecido motociclista na época, nascido em 1899, foi um dos pioneiros do Motociclismo e faleceu em 1934 enquanto competia, hoje seu nome é homenageado em uma rua no Jardim Satélite, aos arredores do Autódromo Carlos Pace.
Sua moto na competição era uma ‘Saroléa’ de 500CC e concluiu a prova em 41 segundos.

‘Saroléa’ de 500CC

Em segundo lugar ficou Julio Bicudo Filho, com uma ‘Guzzi’ de 500CC e Oswaldo Wigando Kohler, com uma ‘Harley’ de 500CC, ambos em 45 segundos.

Na categoria de Força Livre: em primeiro lugar houve empate entre João Andrade e Constante Ceccarelli os dois com Harley de 1000CC fazendo o percurso em 40 segundos.
Uma observação aqui é sobre Constante Ceccarelli, que nasceu em 1891 e foi também pioneiro do motociclismo aqui no Brasil, ganhou muitas competições nos anos 20 e 30.

Constante Ceccarelli em uma Harley nos anos 20!

Na pausa pro Almoço, teve open de cerveja! Tudo pago pelo Vicente Fúlfaro, já dono do terreno que chamava de ‘Vila Clara’ na época, o patrocinador foi ‘Guaraná Elephante’, o proprietário desta marca era Victorino da Costa Ferreira, dono da Destilaria Ypiranga e era colega de Fúlfaro.

Propaganda do Guaraná Elephante em 1927.
Outra propaganda muito curiosa sobre a bebida!

Houve ainda uma distribuição de cigarros da marca ‘Cruz Azul’, oferecidos pela empresa de cigarros Castellões.

Maço de cigarro ‘Cruz Azul’

A empresa de cervejas ‘Guanabara’ forneceu mesas e cadeiras para o evento, que por curiosidade era localizada na Vila Conceição em Diadema (Próx. ao Cemitério)

Cerveja Guanabara!

Após o almoço ainda vinha chegando muitos motociclistas e pessoas através de auto-bondes!
Em sequencia ocorreu uma ‘demonstração de tiro ao alvo’ e deu inicio a uma competição de Destreza e Velocidade!

Nesta prova os competidores tinham que dar a saída até um ponto distante (cerca de 150 metros) onde fariam uma volta muito apertada e regressar ao início, mas parando antes de um determinado limite.

Após treinos e tentativas, deu inicio a esta prova e houve um empate entre Julio Bicudo Filho com uma ‘Guzzi’ de 500CC e José Latorre com o mesmo modelo de moto do Julio, cobrindo o percurso em 50 segundos.

Em outra categoria de ‘sidecaristas’ (motos com sidecar) na mesma prova, José Cresto em uma Harley de 1200CC fez o percurso em 58 segundos transportando sua esposa.

Harley Davidson 1200cc com Sidecar

O horário de encerramento foi as 16 horas da tarde com uma boa repercussão da prova ocorrendo tudo dentro do programado!

Muito bacana saber que na região nos anos 20 ocorreu esse tipo de evento, quando pensamos que já sabemos muito da nossa região, sempre tem surpresas novas para descobrir!