Jabaquara – Floricultura dos Irmãos Boettcher

O Jabaquara é um bairro rico em histórias, tendo seus inícios relatados até em épocas de escravidão, iremos em breve abordar mais esse assunto conforme nossas pesquisas avançarem, mas antes vamos falar de diversas passagens curiosas pela região que estão marcadas na história de São Paulo.

Em 1929 os irmãos Hans e Kurt Boettcher imigram da Alemanha para o Brasil, e ao chegar resolveram tentar a sorte como floricultores. Nesta época a flor da moda na cidade de São Paulo era a Dália, e logo os irmãos recém chegados, resolvem investir na produção desta flor, estabelecendo assim a produção em uma chácara no bairro do Jabaquara.

Jornal destinado a imigrantes alemães recomendando a visita na floricultura no Jabaquara.

Em dois anos a produção de dálias já havia alcançado um enorme sucesso, sendo que logo foi realizada a primeira exposição de dálias; estas exposições aliadas a comercialização de mudas se transformaram no principal foco de sucesso dos irmãos Boettcher.

Anuncio sobre a exposição em 1934.

Entre os anos de 1933 e 1934 a Floricultura dos irmãos Boettcher transfere-se para Cotia. Foi um ano de bastante trabalho, pois neste momento além da grande produção de dálias e rosas, já havia cultivo de outras variedades de plantas e árvores frutíferas. As plantas que não puderam ser comercializadas, foram transplantadas para a nova propriedade de Cotia. Nesta ocasião a empresa mudou o nome de Floricultura Jabaquara para Floricultura e Pomicultura de Cotia.

As exposições, que já haviam se transformado em um grande sucesso, passam com a mudança de endereço a serem realizadas em cotia, porém sua primeira estreia se torna em um grande fracasso, principalmente devido à distância e às péssimas estradas que faziam a ligação de São Paulo com Cotia, sendo que nesta exposição uma única pessoa visitou a exposição de dálias.

Porém os irmãos não desistem, alguns anos depois do fracasso da primeira exposição, eles reformulam os espaços da Fazenda Roselândia, criando grandes canteiros de flores de rosas e dálias. Assim, quando realizam uma segunda exposição de dálias, esta se transforma em um verdadeiro sucesso, capaz de congestionar o trânsito entre Cotia e São Paulo, e esgotar os estoques de alimentos dos restaurantes da região.

Com este grande sucesso, nasce a ideia de criar a Festa da Rosa, sendo que em 1951, foi construído o grande prédio para abrigar a loja de plantas da Roselândia, e em 15 de novembro de 1952, é realizada a primeira Festa das Rosas de Cotia, porém sua oficialização no circuito de exposições ocorreu em 1958, quando foi inaugurada pelo secretário da agricultura do Estado de São Paulo.

Neste momento, consolidou-se a maior fazenda produtora de rosas do Brasil, sendo criadas e desenvolvidas mais de 320 espécies de roseiras em seus 870 mil metros quadrados. Com isso, a cada ano milhares de visitantes vinham visitar a Fazenda Roselândia. Com o grande fluxo de turistas é criada infraestrutura para garantir acesso a fazenda, principalmente em novembro, quando todos os anos era realizada a Festa das Rosas.

Informe da 1° Festa das Rosas da Roselândia em Cotia, 16-11-1952, Correio Paulistano.
Imagem: Coleção Gustavo Giacon

Em 1971 faleceu um dos irmãos, Kurt, diretor comercial da Roselândia. Hans, o irmão e diretor técnico continuou administrando a empresa, ate Arno Boettcher, filho de Hans, assumir a empresa.

A partir do final da década de 90, a Roselândia passou por algumas restruturações, pois o mercado de rosas passou por diversas mudanças. As festas das rosas deixaram de serem realizadas, e em 2011 a propriedade foi fechada para visitação publica, e em 2014 o prédio principal da empresa, foi totalmente demolido.

Capa do catálogo Irmãos Boettcher, 1953.
Imagem: Coleção Gustavo Giacon

Após o encerramento das vendas em sua loja, a atividade de comercialização passou então a ser feita somente pela loja virtual da empresa, que infelizmente parou as atividades em 2015.

Fontes: