A origem da Cidade Júlia

Existem diversos bairros com grandes mistérios nas origens de seus nomes, um deles é a Cidade Júlia, bairro vizinho do Jardim Luso e Jardim Miriam.

Cidade Júlia em 1958

Para iniciar nossa pesquisa, a base foi a Av. Ângelo Cristianini, uma das diversas ruas com nomes em homenagens á antigos moradores da região, fazendo uma busca básica encontra-se uma breve descrição de quem foi Ângelo Cristianini:

Ângelo Cristianini nasceu em 1857 em Toscana, na Itália, chegou no Brasil em 25 de novembro de 1890 aos 33 anos com o registro de profissão de Lavrador, falecendo em 06 de Janeiro de 1899 com 42 anos de idade, não encontramos os motivos da sua morte em pouco tempo sendo imigrante em São Paulo.

Era casado com Palmira Cristianini, nascida em 1858 em região desconhecida na Itália, mas chutamos que tenham feito suas vidas em Pisa, visto que seus filhos nasceram nessa mesma cidade.

O casal Cristianini teve 3 filhos na Itália: Agostino, Maria e Giulia.

Lista dos imigrantes Cristianini

Todos imigraram para o Brasil juntos em novembro de 1890, os filhos ainda eram crianças: Agostino tinha 2 anos, Maria tinha 5 anos e Giulia tinha 6 anos, é o que consta registros de matrículas de imigração.

Documento que mostra quando a família Cristianini chegou na Hospedaria De São Paulo, atual Museu do Imigrante.

Obs: Parentes da Família informaram ao Foco que Agostino nasceu em 13/07/1895 e faleceu em 06/08/1919 aos 24 anos, ou seja, teve o seu nascimento no Brasil.

O casal ainda teve mais 2 filhos no Brasil: Brasilina Cristianini e Constantino Cristianini

E uma curiosidade: os nomes foram ‘abrasileirados’ para Augusto, Marina, Julia e Ângelo, segue a explicação do site Pesquisa Italiana:

O primeiro motivo dessa troca dos nomes, também o mais óbvio, é a diferença entre as línguas faladas pelo imigrante que chegava e pelo brasileiro que o registrava. Apesar de serem línguas de origem latinas, são bastante diferente entre si.

Em alguns casos o efeito sonoro da palavra dita em italiano, parece outro aos ouvidos de um brasileiro. Fora as letras duplicadas, o uso do “ch” com som de “q” (como “Bianchi”, que se lê “Bianqui”), e tantas outras coisas.

Outro motivo complicador era que a grande maioria dos italianos que aqui desembarcavam eram analfabetos ou semi-analfabetos, não sabiam ler e escrever direito nem o italiano, imaginem se iriam conferir aquilo que o escrevente brasileiro entendeu e transcreveu.. Um “casino” (confusão), como diriam nossos antepassados italianos.

Fonte: Pesquisa Italiana

Neste artigo do site Pesquisa Italiana detalha mais sobre os nomes italianos ‘abrasileirados’ e tem uma lista com alguns nomes em versões ‘abrasileiradas’.

Então, podemos concluir que o nome Cidade Julia é uma homenagem a filha mais velha de Ângelo Cristianini, que tem seu nome também registrado em uma importante avenida no bairro, registrado no decreto 7.566 de 22/07/1968 sendo a antiga ‘Rua 14’.

Um dos registros mais antigos da Ângelo Cristianini, na altura do novo Kleber carnes, foto dos anos 70.

No relato dos moradores, a Cidade Júlia antigamente era uma fazenda, com a Julia Cristianini sendo dona do lote, alguns relatam que o Grupo Escolar Cidade Júlia, nome da atual escola José Nascimento, teve o terreno doado pela Julia Cristianini na época para a instituição. Outros também relatam que realizaram a compra de terrenos diretamente com Júlia ou com alguma de suas filhas.

Uma observação: No registros de nomes da prefeitura, se menciona que Palmira Cristianini seja filha de Júlia, mas nos registros de imigrantes do Brasil e jornais antigos mostra que Palmira é mãe.

Ficha de imigração de Julia Cristianini mostrando que Palmira Cristianini era sua mãe.

Segundo registros, Julia Cristianini (Que na itália se chamava Giulia) nasceu em 30 de janeiro de 1884, em Pisa na Itália, faleceu em 25 de fevereiro de 1960 aos 76 anos.

No texto abaixo, daremos alguns detalhes da vida de Julia, porém não posso dar a certeza de ser a mesma pessoa, mas com as nossas pesquisas, deixo as evidências que levam a conclusão de que todo o conteúdo citado abaixo se trata da mesma pessoa, caso algum pesquisador ou familiar queira contestar, fique a vontade para alterar ou complementar para fins de registros históricos.

Parece que a Julia Cristianini teve sucesso em negócios, o site São Paulo Antiga levantou o nome Cristianini falando sobre o Empreendimento chamado Condomínio Julia Cristianini, prédio localizado até hoje na região da Santa Efigênia.

Condomínio Julia Cristianini, créditos da foto para a São Paulo Antiga.

Segundo levantado pelo site, Julia Cristianini administrou um cinema chamado Cine Astoria, inaugurado em 1930, em 10 anos de funcionamento, por alguma razão não acabou sendo um sucesso, sendo em 1940 demolido para a construção do condomínio que levou seu nome.

Uma curiosidade, não confirmada, é que Marina Cristianini (Irmã de Julia) poderia ter administrado um bar dentro do Cine Astoria.

Em uma pequena pesquisa nossa realizada por acervos antigos, encontramos a inauguração de um cinema chamado ‘Cine-theatro Central’, em 1924, na R. Gen. Osório, na região da Santa Efigênia, Julia Cristianini tinha 40 anos, a inauguração deste cinema levou uma página inteira de um tabloide chamado ‘Para Todos’:

O espaço exibido na foto, e também seu nome, tem semelhanças com o atual Cine-Theatro Central localizado em Minas Gerais, mas a inauguração deste em São Paulo foi em 1924, e o de Minas em 1929.

Voltando ao edifício com os indícios da São Paulo Antiga:

Propaganda do edifício em 1944, créditos ao São Paulo Antiga.

Segundo o que foi relatado aos pesquisadores da São Paulo Antiga, mas sem confirmações, é que o edifício foi vendido sem nunca ter completado sua obra, tendo futuros problemas com estruturas e desapropriações.

Deixo aqui o link da matéria da São Paulo antiga, que foca mais sobre a situação do prédio e entra com mais detalhes.

Agora vamos a algumas evidências ainda não confirmadas sobre sua vida, baseados em nossa pesquisa:

Há registros de que Julia Cristianini casou-se com um homem chamado Luigi Gilardi, com o nome ‘abrasileirado’ para Luiz Gilardi, com quem teve 5 filhos.

O que reforça de que Julia Cristianini realmente é a mesma dona do Condomínio e Cinema citado acima, é que Luiz Gilardi era o único herdeiro de seu tio: Carlos Gilardi, que faleceu em Fevereiro de 1911, que tinha uma grande fortuna de herança e também possuía mais de 105 prédios no bairro da Santa Efigênia!

Todos os jornais destacavam-se a grande herança deixada por Carlos.
Jornal relatando sobre a herança deixada por Carlos Gilardi.

Nessa época (1911), Júlia Cristianini tinha 27 anos, já era casada com Luiz Gilardi e já tinha filhos com o mesmo, não encontramos registros de quando se casaram.

Mas a alegria de ter grandes fortunas de Luiz Gilardi parece que não durou muito: em Outubro de 1916, apenas 5 anos após a morte do pai, é anunciado nos jornais a morte de Luiz Guilardi em Torino, na Itália.

Registro do jornal em 1916

Como a própria reportagem de jornal acima menciona, Luiz Guilardi deixa Julia Cristianini e mais 5 filhos:
Aurora Gilardi, Angelina Gilardi, Amantina Haydee Gilardi Corazza, Attila Gilardi e Marina Gilardi Falaschi.

Então parece que Julia Cristianini ficou com a herança de Luiz Gilardi, administrando empreendimentos na Santa Efigênia, como o Cine-Theatro Central, Cine Astória e futuramente o Edifício Julia Cristianini. (Lembrando: Apenas uma hipótese nossa através de pesquisas)

1 ano após a morte de Luiz Gilardi, Julia Cristianini se casa novamente em 1917 com um homem chamado Affonso Vada, de 38 anos, natural de Buenos Aires, o que reforça esse acontecimento é que na reportagem do jornal da época menciona os pais de Julia Cristianini, confirmando que pode ser a mesma pessoa.

Uma curiosidade, com um pouco de coincidência, é que em 1911, em uma listagem de pessoas que retiraram carteira de identidade, o nome de Affonso Vada aparece ao lado do nome de Luiz Gilardi, talvez isso ocorrendo pela pequena população que ainda havia pela região da Santa Efigênia em São Paulo no início do século passado.

O nome do futuro esposo de Julia, aparece ao lado do atual marido Luiz Gilardi em 1911, mesmo ano que pai de Luiz morre.

Para resumo sobre a vida de Julia Cristianini, abaixo uma ‘linha do tempo’ com os eventos que encontramos registrados em acervos de jornais antigos e documentos de imigração:

30/01/1884 – Nascimento de Julia Cristianini
11/1890 – Com 6 anos – Imigrou para o Brasil
06/01/1899 – Com 15 anos – Falecimento de Ângelo Cristianini
02/1911 – Com 27 anos – Falecimento do sogro Carlos Gilardi
10/1916 – Com 32 anos – Falecimento do marido Luis Gilardi
1917 – Com 33 anos – Casamento com Affonso Vada
13/12/1924 – Com 40 anos – Inaugurou o Cine-Theatro Central
1930 – Com 46 anos – Inaugurou o Cine Astoria
1940 – Com 56 anos – Iniciou as obras do condomínio Julia Cristianini
25/02/1960 – Julia Cristianini falece aos 76 anos

Segundo relatado por leitores do Foco, além de Julia Cristianini ter participado nas vendas dos loteamentos do bairro, suas filhas como a Marina Falaschi realizou as vendas na região, a família montou uma imobiliária, onde não conseguimos encontrar o nome.

Um dos filhos de Ângelo Cristianini chamado Augusto, tem familiares até hoje que moram na região.

Antes dos anos 80, algumas ruas que tem o nome de obras poéticas de Augusto F. Schmidt (Que listamos todas nesta postagem) e outras do Jardim Luso/Cidade Julia anteriormente levavam nomes de integrantes da família de Julia Cristianini, vamos levantar alguns:

Rua atualRua AnteriormenteParentesco/Origem
Rua BabilôniaRua Átila Filho de Julia Cristianini.
Rua Estrela Solitária Rua Dr. Luiz Carlos Gilardi Falaschi Filho de Marina Falaschi (Filha de Júlia)
Rua Canto Da NoiteRua Clauderes Filha de Luis Falaschi – Filho de Marina Falaschi (Filha de Julia)
Rua ClaudeliRua Claudeli Filha de Luis Falaschi – Filho de Marina Falashi (Filha de Júlia).
Rua Victorino de PaivaRua AmantinaFilha de Julia – Amantina Corazza
Rua Navio Perdido Rua Eliana Desconhecido
Rua Ladainha do MarRua Gisele Desconhecido
Rua Mar DesconhecidoRua ElenaDesconhecido
Rua Aurora LividaRua Dr. CelsoDesconhecido
Rua Canto BrasileiroRua Dr. MarioMario Falaschi – Esposo de Marina Falaschi (Filha de Julia)
Rua Lírios RoxosRua LilianLilian Falaschi – Filha de Sergio Falaschi – Filho de Marina Falaschi (Filha de Julia)
Rua Décio de Queiroz TellesRua Lyliana/ LilianaDesconhecido – (Supostamente filha de Amantina Haydee Corazza (Filha de Julia) chamada de Liziana)
Rua Haidée/ Rua Haydeé  DesconhecidoDesconhecido (Supostamente Amantina Haydee Gilardi Corazza (Filha de Julia))
Rua Oswaldo Carvalho Pinto Rua ClodeteDesconhecido (Supostamente Julia Claudete Rossetti – Filha de Sergio Falaschi – Filho de Marina Falaschi (Filha de Julia))
Rua Herbert Maya de VasconcellosRua OdeteOdette Falaschi – Filha de Luis Falaschi – Filho de Marina Falaschi (Filha de Julia)
Rua Maria Balades CorrêaRua ÁgataSupostamente filha de Angelina Gilardi (Filha de Julia) com o nome de Julia Agata Bordignon
Rua Olegário PaivaRua ElviraEsposa de Átila (Filho de Julia) com o nome de Elvira Maria Gilardi
Rua Pascoal ValvaRua NormaFilha de Átila (Filho de Julia) com o nome de Norma Gilardi
Rua Oldegard Olsen SapucaiaRua MarinaMarina Falaschi (Filha de Julia)
Rua Professor Freitas JuliãoRua DoraDesconhecido
Rua Cap John Cordeiro e SilvaRua LysetteDesconhecido

As origens do bairro Cidade Júlia, assim como as da Vila Clara e Americanópolis, vieram de famílias de imigrantes que se deram muito bem aqui no Brasil, ainda tem muita história para ser descoberta: Desde os seus primeiros moradores aos acontecimentos nessa região, fica como um desafio nosso aos moradores á consultarem as principais fontes dessas informações: Os moradores mais experientes!

Nós estamos nessa correria de descobertas das histórias do nosso pedaço da Zona Sul, caso queira contribuir pode entrar em contato com o nosso portal!